Agradecimento aos servidores que ajudaram no período da greve

Comunicado 01/2024

[]

 

Brasília, 18 de janeiro de 2024

A todas as servidoras, servidores, aposentadas e aposentados da ANM,

 

Dia 29 de Dezembro de 2023 foi um dia histórico para a Agência Nacional de Mineração. Após tantos anos de lutas finalmente deu-se início à correção de uma das injustiças que sofríamos: a equiparação salarial entre os servidores da ANM e das demais agências reguladoras.

Não foi fácil, todos vocês sabem. Diferentes gestões da ASANM priorizaram essa luta, além de inúmeros servidores fizeram o possível para que essa equiparação ocorresse. Desde a transformação do DNPM em ANM, a equiparação foi perseguida, por diferentes meios e estratégias. E hoje, finalmente, podemos dizer que ela é uma realidade. Pode não ter sido na forma e no tempo que seria justo e pela qual muitos lutaram, mas é uma conquista concreta, que ninguém mais pode nos tirar.

E após uma luta de tamanha intensidade, é preciso refletir: o que tivemos de diferente em 2023? Para nós, não resta dúvida que a grande diferença de 2023 para os anos anteriores foi a participação ativa de cada de um vocês: servidora e servidor, aposentada e aposentado da ANM. Essa luta que em alguns momentos foi quase solitária de poucos servidores insistentes, logo no início de 2023 tornou-se coletiva. Um colega motivou o outro, e rapidamente chegamos a números expressivos de mobilização. Fizemos tudo o que estava ao nosso alcance: contatos políticos, ligações, e-mails, manifestações, cartazes, campanhas de comunicação, apitos, protestos, paralisações, greve. E nada disso teria sido possível sem o empenho de cada um fazendo sua parte.

Da parte da ASANM, fizemos o maior investimento de nossa história para contratação de profissionais especializados, que pudessem dar suporte às estratégias da luta da equiparação. Vocês pediram e nós atendemos, e não temos dúvida que cada real investido foi muito importante para que o objetivo fosse alcançado.

Dito isso, nos resta fazer o mais importante: agradecer. Muito obrigado a cada um que ajudou nessa luta. Uma instituição só existe por causa de pessoas, e a ASANM não é diferente. Não existiria equiparação se não fosse a dedicação de cada servidor da ANM, associado ou não, ao longo desses últimos anos e especialmente no ano de 2023. Nosso muito, muito obrigado, de coração. Saiba que você foi protagonista dessa vitória e responsável por propiciar a todos seus colegas uma qualidade de vida melhor a partir de agora.

Por fim, é preciso relembrar que ainda estamos longe de ter uma ANM forte, como foi o slogan de nossa campanha. O primeiro passo foi dado, mas ainda há muito o que se corrigir, incluindo distorções salariais. A boa notícia é que não estamos mais sozinhos, agora estamos lado a lado com outras 10 Agências Reguladoras em busca de condições melhores e igualitárias de trabalho. Contamos com a mesma garra e dedicação de todos vocês para as nossas próximas lutas, que já irão iniciar com a negociação da mesa das agências reguladoras.

Novamente, muito obrigado a todos por ter lutado pela nossa justa equiparação, boa sorte a todos nós nessa nova caminhada e nas próximas lutas que estão por vir, e até as próximas conquistas!

ASANM

 

 

Texto elaborado com a contribuição do colega e servidor Rafael Ribeiro Rocha

Arquivo Relacionado