Mudança de endereço da Superintendência do DNPM no Rio de Janeiro

Na manhã de 07 de dezembro último, na sala da Direção-Geral (3º andar), houve reunião na qual a ANSDNPM levou ao conhecimento do Diretor-Geral do DNPM o posicionamento contrário dos servidores do DNPM-RJ, corroborado por esta Associação, em relação à mudança de sede da superintendência do centro da cidade do Rio de Janeiro para o bairro da Urca, em local disponibilizado pela CPRM.
 
Dela participaram: o Diretor-Geral do DNPM, Sr. Victor Bicca, seu Chefe de Gabinete, Sr. Kiomar Oguino, e a Coordenadora Geral de Administração, Sra. Ivane Lopes. Por parte da ANSDNPM estavam seu Vice-Presidente, Sr. Julio Rodrigues, o Secretário-Geral, Sr. Felipe Chaves, e a Sra. Maira Rodrigues, associada representando os servidores do DNPM-RJ.
Foi entregue ao Diretor-Geral o Ofício nº 110/2016 – ANSDNPM (anexa à Nota Técnica Informativa nº 56/2016), com os argumentos de oposição à mudança de endereço daquela superintendência. São eles: i) o aumento das distâncias residência-trabalho-residência para a maioria dos servidores, acarretando maior tempo em trânsito; ii) a maior dificuldade de se chegar ao local no bairro da Urca em função da menor oferta de transporte público; iii) o aumento da distância de outros órgãos públicos e pontos notáveis da cidade (estações de trem e metrô, rodoviária, aeroportos, locais para alimentação); iv) risco de perda de força de trabalho em função da aposentadoria de servidores que já dispõe desse direito e descontentes com a eventual mudança; e v) as dificuldades apontadas por usuários (mineradores em particular) com a mudança de endereço para o bairro da Urca.
 
A representante dos servidores do DNPM-RJ, Maira Rodrigues, expôs detalhes acerca de cada dos argumentos mencionados. Afirmou que apesar das condições inadequadas de uso do espaço atualmente disponível, um estudo para o seu melhor aproveitamento poderá solucionar as dificuldades enfrentadas. A ANSDNPM ressaltou a necessidade desse estudo antes de qualquer decisão de deixar o atual espaço ocupado pela superintendência. A representante afirmou também que esse espaço, num prédio público (pertencente ao patrimônio da União) no centro da cidade do Rio de Janeiro, é local estratégico devido a sua localização. Inclusive, há outros espaços livres no edifício (caso seja necessária sua ampliação) e que o condomínio oferece manutenção predial, água, luz e segurança (inclusos no contrato de uso), desonerando o DNPM-RJ a ter de contratar individualmente tais serviços.
 
O Diretor-Geral e a Coordenadora Geral de Administração informaram que a busca de um novo local para abrigar a superintendência e toda a negociação já desenvolvida com a CPRM se deu em virtude de demanda do próprio DNPM-RJ. Também manifestaram que após visita às instalações, viram que as atuais condições não são adequadas a um bom ambiente de trabalho. Todavia, o Diretor-Geral recepcionou os argumentos expostos e se comprometeu a, junto com a área responsável, estudar a possibilidade de se manter a sede do DNPM-RJ no espaço já ocupado. Em momento oportuno, haverá novo encontro para tratarmos o assunto.
 
A ANSDNPM manterá o contato com a Direção-Geral e sua área administrativa, no intuito de encontrar uma solução que atenda aos anseios dos servidores do DNPM-RJ e as necessidades da Autarquia.
 
Att.,
 
Felipe Barbi Chaves
Secretário Gerial da ANSDNPM – Gestão 2016/2019
felipe.chaves@dnpm.gov.br
(61) 3312-6771 / (61) 3312-6915