Prestação de contas das obras do Espaço do Servidor, na Sede, e da 1ª Semana Motivacional da ANM

Prezadas(os) servidoras(es) e colaboradores(as),

 

Finalizada a auditoria na prestação de contas do período de junho de 2016 a novembro de 2017 da ANSDNPM, apresentamos (em anexo) as planilhas de custos das obras do Espaço do Servidor “Antonio Eleutério de Souza”, na sede do DNPM, em Brasília/DF, e da 1ª Semana Motivacional da ANM, realizada entre os dias 17 e 22 de setembro último.

 

Espaço do Servidor “Antonio Eleutério de Souza”

 

As obras para o funcionamento do Espaço do Servidor “Antonio Eleutério de Souza” foram realizadas entre dezembro de 2016 e março de 2017, após a assinatura do Termo de Cessão de Uso de um espaço fechado com cerca de 300 m2, no subsolo da Sede, entre o Presidente da ANSDNPM e o Diretor-Geral do DNPM.

 

O projeto para o uso do espaço contemplou a implantação da Secretaria da ANSDNPM, com postos de trabalho para as nossas duas secretárias, sala reservada para atendimento jurídico, uma área social com poltronas e TV (a cabo), um jardim de inverno e quatro salas: uma para o ecumenismo, uma para multiuso (aulas pré-agendadas de dança, ioga, musicalização, idiomas, etc.), uma de jogos (com jogo de dardos e mesas para carteado, sinuca e dominó) e, na maior, um auditório com até cinquenta e cinco lugares.

 

Também contemplou o uso do antigo refeitório, que foi reformado (conserto nas instalações hidráulica e elétrica, instalação de aparelhos de ar condicionado e de quatro fornos micro-ondas) e possui capacidade para receber até dezoito pessoas por vez. Nele funciona uma lanchonete que disponibiliza sanduíches, tapiocas, salgados, bolos, doces e bebidas (água, sucos e refrigerantes) para os nossos servidores.

 

1ª Semana Motivacional da ANM

 

A 1ª Semana Motivacional da ANM: “TRANSFORMAR PARA MUDAR ou MUDAR PARA TRANSFORMAR?” foi um projeto idealizado pela Divisão de Desenvolvimento de Pessoal (DIDEP), subordinada à Coordenação de Recursos Humanos (CRH) do DNPM, motivado pelo enorme desafio que será a implantação da Agência Nacional de Mineração (ANM), tão sonhada e desejada por nós servidores.

 

A Diretoria Executiva da ANSDNPM, após seguidas reuniões com a DIDEP, na qual nos foram apresentadas e detalhadas as atividades a serem realizadas e os objetivos a serem alcançados com a realização da semana motivacional, decidiu por abraçar esse projeto e ajudar na sua organização e realização, dadas as dificuldades orçamentárias e financeiras que impediram o próprio DNPM de faze-la.

 

Contando com a participação voluntária de 51 servidoras e servidores do nosso quadro de associados, oriundos das unidades regionais e da sede, a 1ª Semana Motivacional da ANM foi realizada com enorme sucesso. E nada melhor do que reproduzirmos, na íntegra, as palavras da Chefe da DIDEP, Analista Administrativa Regina Carvalho de Oliveira, e da Administradora Iara Maria Martins dos Santos Miranda, as maiores responsáveis por esse evento marcante nos primeiros passos da ANM e na história recente do nosso querido DNPM:

 

Por vezes sentimos que aquilo que fazemos não é senão uma gota de água no mar.

Mas o mar seria menor se lhe faltasse uma gota.

(Madre Teresa de Calcutá).

 

Embora seja de amplo conhecimento a importância de se valorizar os indivíduos nas organizações, na maioria das instituições públicas, especialmente as brasileiras, pouca atenção tem sido dada a essa premissa.

Os efeitos da falta de motivação no trabalho, normalmente provocada por um conjunto de políticas geradoras de incerteza e insegurança, têm gerado graves problemas tanto para as organizações quanto para as pessoas que as integram. Isso, em relação às instituições, vem resultando na perda do padrão de qualidade e produtividade das ações desenvolvidas; já em relação aos seus componentes, as consequências negativas são mais preocupantes, pois estão vinculadas à saúde física e mental, ao estresse, ao absenteísmo ou mesmo ao presenteísmo, à baixa produtividade e ao fraco desempenho no trabalho, sem contar a falta de comprometimento com a organização.

Nesse contexto, ao contrário do que geralmente acontece nas instituições octogenárias como o extinto Departamento Nacional de Produção Mineral – DNPM, que ora se apresenta como a recém-criada Agência Nacional de Mineração – ANM, é gratificante constatar que foi efetivamente conferida a devida importância ao fator motivacional para as pessoas que compõem a instituição, nada mais do que o maior ativo intangível, ou seja, o capital intelectual de uma organização. E isso é de um valor incomensurável, que configura o processo transformador do ambiente de trabalho, na intenção de se promover um maior envolvimento e comprometimento dos servidores e colaboradores para o desenvolvimento de suas atividades, como uma contribuição significativa para a modernização por que passa a instituição, em sua transformação para ANM, demonstrando a preocupação da atual gestão institucional e desta Associação Nacional de Servidores do DNPM – ANSDNPM quanto ao necessário equilíbrio entre a contribuição que os integrantes dão à instituição e o que esta lhes oferece em troca, com o objetivo maior de criar condições para o crescimento pessoal e profissional, focado no compromisso com a Instituição e com a sociedade, gerando um ambiente interno propício à humanização das relações de trabalho e ao convívio social e cultural.

Observando que cada pessoa já traz dentro de si suas próprias motivações, a ASNDNPM buscou colaborar no mais importante valor da instituição que representa, seus integrantes, buscando encontrar e adotar recursos organizacionais capazes de intensificar as forças motivacionais inerentes às próprias pessoas.

Por meio da realização de tão singular evento, especialmente no setor público, é gratificante perceber o quanto é possível se vincular o ótimo resultado de se investir no fator motivacional para a melhoria da vida das pessoas, até porque, de fato, o serviço público já possui certo vínculo com a possibilidade de se contribuir com o social, o que torna o conteúdo do cargo público um tanto mais atraente para pessoas mais altruístas. Tal fato reforça a necessidade de um trabalho voltado para a motivação, e mais ainda, se for incrementado pela participação dos componentes da instituição tanto nas decisões futuras, como na descentralização de responsabilidades para a apresentação pública de melhores resultados obtidos mediante a implantação de um novo paradigma de ação institucional.

E assim, com esse foco, é que foi realizada a I Semana Motivacional da ANM: “Transformar para Mudar ou Mudar para Transformar?”, exatamente quando havia grande sinergia motivacional pelo momento em que se estava caminhando para a transformação da instituição DNPM em ANM, constatando-se que o ser humano não se submete passivamente ao desempenho de atividades que lhe sejam impostas e que não tenham para ele significado algum. Levando-se em consideração essencialmente a consciência do papel a ser desempenhado pela capacitação de recursos humanos como condição essencial para a formulação de novos arranjos institucionais, indispensáveis para o momento único pelo qual passa a instituição.

O fato é que, acreditar na possibilidade de concretização da I Semana Motivacional da ANM: “Transformar para Mudar ou Mudar para Transformar?”, e, sobretudo, ter conseguido realizá-la, oportunizou a todos nós integrantes ANSDNPM um momento de profundo crescimento pessoal e profissional, tendo sido uma experiência impactante, emocionante e singular para todos os que dela participaram, que fez muito sentido a toda essa transformação institucional que estamos vivendo.

A criação da tão sonhada ANM fez brotar um sentimento legítimo (e recíproco) de Renascimento!

É evidente a constatação de termos investido num evento genuinamente divisor de águas, onde a troca de conhecimentos, habilidades e atitudes (CHA’s) dos participantes efetivamente aconteceu, fazendo-nos crer que o desenvolvimento do trabalho e a performance dos executores altamente positivos, algo tão ambicionado nas organizações modernas, tem tudo para ser a nova realidade da ANM e terá um impacto direto nos resultados da recém-criada instituição de regulação.

Isso encoraja todos a trabalhar de melhor forma pelo que agora somos pelo que tanto acreditamos e lutamos para, finalmente, podermos ser: servidores e colaboradores da Agência Nacional de Mineração.

A identificação com o conteúdo desse evento foi balizadora para o rumo das futuras ações da ANSDNPM, e a apropriação dessa nova forma de capacitação pela instituição ANM certamente representará uma mudança de patamar na implementação e na consolidação dos novos passos a serem adotados para a reformulação da instituição.

 

Brasília-DF, 12 de dezembro de 2017

 

 

DIRETORIA EXECUTIVA DA ANSDNPM